• Ivan Melo

A importância de ter um ERP



Por que ter um sistema de gestão empresarial pode ajudar o seu negócio nesse momento de pandemia?


Por conta de tudo que estamos sofrendo, principalmente os pequenos e microempreendedores que já atuam com o seu negócio há um certo tempo, e até mesmo a implementação da política de distanciamento social, algumas empresas precisam começar a se reinventar nesse cenário.



E quando se fala de se reinventar, precisamos primeiro entender o quão desafiador é gerenciar uma empresa. São diversas áreas que precisam de atenção: financeiro, vendas, estoque, folha de pagamento, entre outros processos que podem dificultar o dia a dia.



Por isso hoje trouxe pra você uma excelente alternativa nesse momento de pandemia, um sistema ERP que pode facilitar esse trabalho e tornar o negócio mais eficiente. Com essa ferramenta, é possível melhorar fluxo, automatizar informações, controlar todas áreas do seu negócio e, com isso, aprimorar a tomada de decisões estratégicas, ajudando a atingir suas metas e objetivos com mais facilidade.


Mas você sabe o que é um ERP?

O ERP é a sigla para Entreprise Resource Planning, que na tradução para o português significa Sistema de Gestão Empresarial.


Sendo assim, um software de gestão tem como principal função é organizar várias informações e dados do seu negócio em um só lugar. Assim, é possível gerenciar estoque, vendas, financeiro e até mesmo se relacionar com os seus clientes.



Como funciona um ERP?

A maioria dos ERPs são online. Ou seja, o software armazena os dados da empresa na nuvem, trazendo mais segurança e agilidade nas rotinas do negócio. Com o ERP na nuvem, você não tem preocupação com espaço de armazenamento e nem com servidores para salvar as informações do negócio.

Além disso, um Sistema de Gestão não precisa de implantação. Assim, você não precisa de toda uma estrutura de TI e compra de equipamentos específicos para usar o software. Para ter acesso à todas as funcionalidades, basta ter um computador, celular ou tablet conectado à internet. O acesso normalmente é feito por login e senha, o que te dá mais liberdade de gerir a empresa de onde estiver.

Quais são as vantagens de ter um ERP no seu negócio nessa pandemia?

Sabemos que o cenário não está tão positivo para alguns comércios, mas como eu falei anteriormente, é o momento dos micro e pequenos empreendedores se reinventar e achar caminhos para nos adaptar ao que estamos vivendo. Muitos negócios não estão tendo um controle muito eficaz do seu estoque, do financeiro, com as contas a pagar e a receber, e gestão de venda, pois hoje acabam se preocupando com outras situações.

Por isso trouxe pra vocês alguns motivos para ter um erp:

  1. Implementação rápida e redução de custos: Um Sistema pode trazer diversas vantagens para a empresa, mas a principal delas é a redução de custos, por dispensar instalação. Além disso, te dá mais liberdade de acessar de qualquer lugar, precisando apenas de uma conexão com a internet

  2. Integração com os serviços em nuvem: Um Sistema de Gestão empresarial ainda conta com diversos tipos de integrações. Elas funcionam em nuvem, assim como o ERP, o que facilita a utilização das funcionalidades. A maioria das integrações são com e-commerces, marketplaces e gateways de pagamento que facilitam ainda mais o dia a dia do seu negócio.

  3. Escalabilidade: Um Sistema de Gestão online acompanha o crescimento das empresas. Ou seja, conforme seu negócio cresce, você pode contar com outros planos do sistema que agrega mais vantagens para quem está em constante expansão. O maior benefício do ERP é a personalização. É muito fácil adaptar o Sistema conforme as atividades da empresa. Além disso, você também conta com ferramentas extras, que aprimoram o software e te ajudam a melhorar ainda mais a gestão do negócio.

  4. Segurança: A maioria dos ERPs possuem os mesmos processos de segurança dos bancos. Eles têm padrões de criptografia que garantem a segurança das informações. Além disso, um bom sistema online também garante o backup das informações. Assim, caso você perca alguma informação, pode contar com o banco de dados do ERP. Com um software em nuvem, você também não corre os riscos de perder informações caso tenha uma pane no computador

  5. Aumento de produtividade: Um ERP proporciona ao gestor a automatização dos processos da empresa. Assim, eles se tornam mais eficientes e menos propensos a erros. Além disso, permite que as pessoas diminuam suas tarefas repetitivas e tenham tempo de investir em atividades mais estratégicas. Com um sistema online, você consegue centralizar todas as informações do negócio e ter uma ampla visão de seu desenvolvimento. Assim, toma decisões mais assertivas, reduz erros e diminui custos

  6. Melhor controle no rastreamento: A possibilidade de ver como seus produtos e serviços estão se movendo. O gerenciamento de matérias-primas, rastreamento de pedidos e estoque são facilitados com a ajuda de ferramentas ERP eficientes. As soluções de rastreamento em tempo real possibilitam o acompanhamento do inventário


Principais funcionalidades de um sistema de gestão:

Vamos conferir alguns dos módulos básicos e como eles atendem suas necessidades. Acompanhe!

  1. Controle financeiro;

  2. Controle de vendas;

  3. Controle de estoque;

  4. Emissão de notas fiscais;

  5. Gestão de vendas;

  6. Integrações e muito mais.


O sistema de gestão foi pensado para facilitar a vida do gestor e do setor administrativo das empresas, para que tenham o melhor desempenho. Assim, ele pode ser a melhor alternativa para o seu negócio e tornar ainda mais eficiente a condução do seu trabalho e o acompanhamento do desempenho dos seus colaboradores.

19 visualizações
 

Endereço

Rua Luiz Armando Ophis, 294 - Araucária - PR

CNPJ: 27.726.640/0001-30

Contato

(41) 9 9531-3382

Seguir

  • Facebook

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta - das 9 às 18 horas